top of page

Do que se trata a avaliação de desempenho?


Quando falamos em avaliação de desempenho ligamos o comportamento do indivíduo e suas atitudes ao desempenho deste em uma organização.


Na prática empresarial, para Lacombe (2004, p.32), tecnicamente a avaliação remete a uma estimativa ou apreciação de alguma coisa ou pessoa. Consiste no “julgamento do desempenho ou das qualidades de uma pessoa na organização”.


Sabemos que a avaliação de desempenho tem o objetivo de melhorar o perfil técnico e comportamental focando no desempenho do avaliado, propondo potencializar suas qualidades e possibilitar informações gerenciais à administração, visando tomada de decisões na carreira do indivíduo e na estratégia administrativa da empresa.


Deve-se tomar muito cuidado com o objetivo da avaliação de desempenho para que não fuja do foco real da organização, não podendo ser utilizado de forma distorcida utilizando como mecanismo punitivo. O correto é utilizar desta ferramenta como um processo de melhoria contínua nas organizações, através de feedback, ou seja, o retorno sobre o desempenho e um plano de ação.


Para que a avaliação de desenvolvimento humano seja sustentável é essencial que proporcione melhorias em relacionamentos e atualização permanente de comportamento, deixando de ser veículo de incertezas, insegurança e descrédito. Deve ser veículo de otimismo e esperança através da valorização dos pontos fortes das pessoas e da identificação de oportunidades de melhoria e aprendizado.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page