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Gestão de conflitos e a importância de uma boa mediação

Incompatibilidade comportamental ocorre quando as ações de uma pessoa não estão de acordo com as expectativas de outra, isso acontece porque cada pessoa projeta suas expectativas vendo o mundo à sua maneira, sob suas crenças e seus valores.


Para que seja possível identificar o motivo pelo qual o conflito aconteceu, é necessário primeiro identificar o que cada uma das partes deseja. Só a partir da identificação dos reais motivos de um comportamento conflituoso que começa a ser possível fazer o gerenciamento do conflito, conduzindo a mudança de comportamento a um resultado positivo.


Quantos de nós já nos deparamos com um comportamento conflituoso na empresa, que gerou frustração, medo, tristeza, apatia?


A incompatibilidade comportamental no ambiente de trabalho pode refletir na produtividade do pessoal, no clima organizacional, no engajamento, e no desenvolvimento de equipes e os custos de rotatividade estão ligados a fatores como: desligamento, substituição e treinamento, e custos agregados com entrevistas de desligamento, recrutamento e seleção, treinamento para novos colaboradores, retrabalho, além de promover custos insidiosos na relação com clientes e na imagem da organização.


Quando existem diferenças de prioridades, estresse, medo de mudança, problemas na comunicação, injustiça; é possível desencadear conflitos no ambiente de trabalho. Entretanto, na visão tradicional, entende-se que conflito deve ser evitado, pois é algo não está bem, já na teoria das relações humanas, os conflitos são inevitáveis e fazem parte da condição humana, podendo até ser positivo no estímulo de trabalho de um grupo.


A mediação dos conflitos é importante no processo de resolução, atuando de forma pacífica buscando resolver por meio de um acordo, onde o mediador auxilia na busca de uma solução eficaz através de uma negociação, usando da sugestão e nunca imposição. O mediador auxilia na comunicação entre as partes e detém o controle de todo o processo, mostrando que através de uma boa comunicação ambos saem ganhando na negociação.


As vantagens de uma boa mediação de conflitos são várias, entre elas: contribuir para um clima organizacional favorável, melhora na comunicação, busca de soluções efetivas no que é realmente importante, motivação e engajamento de equipes, produtividade e resultado final.

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