© 2017 por Positiva Recursos Humanos

Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Saiba como contratar melhor e tornar o processo mais eficaz

March 14, 2017

 

Sabemos que todo o trabalho do RH é muito importante no envolvimento de captação, retenção e motivação de talentos na empresa.  Mas não podemos esquecer que a parte mais significativa é o recrutamento e seleção, pois, é a primeira fase de todo um conjunto de valores na empresa.

 

Já parou para pensar como é possível tornar o processo eficaz e ágil, acertando a contratação das pessoas?

 

Um processo lento gera altos custos para a empresa e mesmo com trabalho focado e tempo investido, encontrando o profissional ideal; ainda existe ônus para o negócio.

Mas também não adianta ter pressa, fazer o processo de forma rápida sem ser eficaz, os colaboradores podem não ter o perfil certo e haverá incompatibilidade de valores e expectativas. Isso gera retrabalho e desgaste, certamente a empresa terá que recomeçar a busca pelo profissional e mais custos surgem.

 

Mas como é possível otimizar o processo de recrutamento e seleção e tornar a busca pelos profissionais mais eficaz?

 

Primeiro, é necessário entender às necessidades da organização e elaborar uma estratégia do processo.  Além de conhecer o cenário atual para focar a busca em perfis ideais, é interessante conhecer os valores, a visão e a missão da empresa.

Outro ponto importante é a comunicação direta entre o gestor e a equipe de RH. A troca de informações vai afinar a busca e permitir ajustar o que for necessário. Manter a conversa flexível e transparente entendendo as necessidades e metas de curto, médio e longo prazo bem definidas.

 

Próximo passo, a divulgação de vagas. A escolha do método de divulgação deve ser bem pensada junto na estratégia do processo. É importante ter cuidado na descrição das vagas oferecidas, contribuindo para filtrar profissionais interessados pela proposta, inclusive deixando claro os requisitos e o perfil desejado ao candidato.  Se for feita inadequadamente os resultados poderão ser fracos.

 

Assim que a empresa comece a receber os currículos, deve-se também começar a organização internamente, filtrando e salvando por relevância, por cargo ou por setor, dessa forma ajuda a não ficar com currículos duplicados, Também é interessante guardar os currículos por data de recebimento, ou data do processo, isso também ajuda quando for necessário reabrir uma vaga sem ter que começar do zero. Dar feedback aos candidatos não selecionados é muito importante, nunca deixar as pessoas esperando por um retorno sem prazo para chegar, lembrar de organizar o feedback na rotina da empresa durante essa fase.

 

Desenvolver um método de entrevistas bem estruturado para que o recrutador consiga tomar uma decisão mais acertada é essencial para o processo de seleção. Uma sugestão é elaborar um “check list de dados” que precisam ser obtidos dos candidatos, e manter a entrevista flexível.

O método de seleção por competências contribui para encontrar o perfil ideal, alinhado a uma boa descrição de vagas e ajustes do perfil com o gestor.

 

Com tantos dados é fácil deixar algum detalhe passar, atrasar o processo ou levar a uma escolha errada. Empresas de consultoria podem ajudar liberando tempo do gestor e tornando a busca pelo profissional mais eficaz. Além de, junto a um processo de recrutamento e seleção tornar possível uma reestruturação da empresa, ou, ir em busca de melhorias para a equipe implantando benefícios que ajudam a reter o profissional, diminuindo a rotatividade.

 

Como resultado, melhorando o clima e afinando a equipe de trabalho, agregando valor à organização e contribuindo para a redução de custos a cada novo processo de abertura de vaga,

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon