top of page

Consultoria, Coaching, Mentoring e Counseling. O que são e, para que servem?


Consultoria: Processo feito por um especialista contratado com o objetivo de avaliar e diagnosticar através de informações e análise da situação - problema, orientando o seu cliente em uma determinada área. Consultores atuam tanto na área estratégica profissional, inserido na empresa, quanto na organização pessoal e no desenvolvimento humano. No meio organizacional o Consultor pode instruir no ajuste e na implantação de métodos na empresa, em áreas administrativas, jurídicas, recursos humanos entre outras áreas.


Coaching: Se destina ao facilitador (coach) apoiar seu cliente (coachee) a atingir resultados, metas ou alavancar tomadas de decisão, pensando estrategicamente visando atingir resultados na vida pessoal ou profissional. O Coach estimula o coachee a pensar com autonomia decidindo à solução do problema caminhando em busca dos resultados. Pode ser utilizado para estabelecer metas de vida pessoal, como: saúde, relacionamentos, estilo de vida. Ou profissional, como: desenvolvimento da carreira, finanças e competências. O trabalho é, basicamente, estruturado nas próprias competências do coachee, aprimorando-as e adquirindo novas, apoiado em reflexões e análises das opções.


Mentoring (Mentoria): Um profissional experiente utiliza seus conhecimentos em determinada área para partilhar experiências com seu mentorando. O mentor pode ajudar através de exemplos da sua própria vivência que ajudam a mostrar o caminho a seguir pelo mentorando. Como o mentor tem sempre muita experiência, na área a ser trabalhada, ele ajuda na tomada de decisão e mostra qual é a melhor solução em busca do resultado.


Counseling ou Aconselhamento: Processo que ajuda a mapear uma situação ou um problema, visando à tomada de decisão tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. É uma atividade pontual exercida por um conselheiro contratado, visando soluções ao curto prazo.






Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page