Descrição de Cargos. Do que se trata?
É a formalização, em documento por escrito, das atribuições, responsabilidades e, especificações dos requisitos de um cargo na organização. Ela deve ser mais clara e concisa possível, pois, é a base de uma série de processos do RH. Cada descrição é única, ou seja, as atividades descritas compreendem um cargo distinto em toda a extensão de seu significado.
IMPORTÂNCIA:
Documentação necessária para auditorias de qualidade;
Fornece avaliação firme para descrição de cargos em busca de uma remuneração coerente;
Auxilia no processo de recrutamento e seleção, permitindo ao recrutador entender o cargo e seus requisitos;
Apoia o mapeamento de avaliação de competências dos colaboradores e a entrevista por competências dos candidatos;
Aponta treinamentos obrigatórios para área de treinamento e desenvolvimento;
Apresenta atividades desempenhadas que incorporarão o PPP - Perfil Profissiográfico Profissional;
Serve como prova em reclamações trabalhistas;
MÉTODO UTILIZADO: Serviço de descrição de cargos baseado em quatro pilares:
Observação local;
Questionários;
Entrevistas;
Reunião com o Gestor para exposição dos pontos observados e entrega da descrição dos cargos via formulários.
É interessante aproveitar a abertura de vaga de trabalho na empresa para iniciar ou ajustar a descrição de cargos. O alinhamento do sistema de recrutamento e seleção ao sistema de descrição de cargos proporciona maior visibilidade da situação na área da gestão de pessoas.