Descrição de Cargos. Do que se trata?

É a formalização, em documento por escrito, das atribuições, responsabilidades e, especificações dos requisitos de um cargo na organização. Ela deve ser mais clara e concisa possível, pois, é a base de uma série de processos do RH. Cada descrição é única, ou seja, as atividades descritas compreendem um cargo distinto em toda a extensão de seu significado.


IMPORTÂNCIA:


  • Documentação necessária para auditorias de qualidade;

  • Fornece avaliação firme para descrição de cargos em busca de uma remuneração coerente;

  • Auxilia no processo de recrutamento e seleção, permitindo ao recrutador entender o cargo e seus requisitos;

  • Apoia o mapeamento de avaliação de competências dos colaboradores e a entrevista por competências dos candidatos;

  • Aponta treinamentos obrigatórios para área de treinamento e desenvolvimento;

  • Apresenta atividades desempenhadas que incorporarão o PPP - Perfil Profissiográfico Profissional;

  • Serve como prova em reclamações trabalhistas;


MÉTODO UTILIZADO: Serviço de descrição de cargos baseado em quatro pilares:

  • Observação local;

  • Questionários;

  • Entrevistas;

  • Reunião com o Gestor para exposição dos pontos observados e entrega da descrição dos cargos via formulários.

É interessante aproveitar a abertura de vaga de trabalho na empresa para iniciar ou ajustar a descrição de cargos. O alinhamento do sistema de recrutamento e seleção ao sistema de descrição de cargos proporciona maior visibilidade da situação na área da gestão de pessoas.


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