top of page

Descrição de Cargos. Do que se trata?

É a formalização, em documento por escrito, das atribuições, responsabilidades e, especificações dos requisitos de um cargo na organização. Ela deve ser mais clara e concisa possível, pois, é a base de uma série de processos do RH. Cada descrição é única, ou seja, as atividades descritas compreendem um cargo distinto em toda a extensão de seu significado.


IMPORTÂNCIA:


  • Documentação necessária para auditorias de qualidade;

  • Fornece avaliação firme para descrição de cargos em busca de uma remuneração coerente;

  • Auxilia no processo de recrutamento e seleção, permitindo ao recrutador entender o cargo e seus requisitos;

  • Apoia o mapeamento de avaliação de competências dos colaboradores e a entrevista por competências dos candidatos;

  • Aponta treinamentos obrigatórios para área de treinamento e desenvolvimento;

  • Apresenta atividades desempenhadas que incorporarão o PPP - Perfil Profissiográfico Profissional;

  • Serve como prova em reclamações trabalhistas;


MÉTODO UTILIZADO: Serviço de descrição de cargos baseado em quatro pilares:

  • Observação local;

  • Questionários;

  • Entrevistas;

  • Reunião com o Gestor para exposição dos pontos observados e entrega da descrição dos cargos via formulários.

É interessante aproveitar a abertura de vaga de trabalho na empresa para iniciar ou ajustar a descrição de cargos. O alinhamento do sistema de recrutamento e seleção ao sistema de descrição de cargos proporciona maior visibilidade da situação na área da gestão de pessoas.


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page