top of page

Gestão colaborativa e liderança inspiradora

Sim, concordamos que as empresa são geridas para fins de lucro, porém, estamos vendo o quanto é necessário inovar e aprender com elas, abrindo caminho nas relações internas. Chega o momento de buscar aprendizado e melhoria no campo das relações humanas àquelas empresas que estão estruturadas e alcançaram um nível de amadurecimento.

É à hora de inovar no que é intangível e pensar no que faz parte da base sólida das pessoas.


Além de um salário compatível com a função e com o mercado, todos precisam de reconhecimento e gostam de se sentir fazendo parte da organização. Junto a benefícios básicos, é possível pensar na qualidade de vida do trabalhador, incorporando pensamentos de saúde, bem-estar e desenvolvimento humano.

É importante avaliar a gestão de benefícios, pois neste sentido é preciso pensar no impacto dos custos, lembrando que os resultados refletem na organização de forma positiva.


Vivemos em um momento de disputa por talentos no mercado e, pensar no capital humano auxilia na captação e retenção destes talentos, transformando o investimento nas pessoas em valor para a empresa.


O envolvimento com pessoas começa pela liderança, que deve ser inspiradora e colaborativa, impulsionando as boas ações e contribuindo para o desenvolvimento do projeto de gestão de talentos. Neste sentido o foco deve ser para um relacionamento mais profundo entre a empresa e o colaborador, criando ambientes participativos juntamente com os princípios da organização, valorizando ideias e trazendo a paixão pela empresa.


Na liderança inspiradora o foco está nas pessoas, com ouvidos atentos e interesse pelo colaborador de forma verdadeira, estimulando a cooperação e as boas relações, com uma linha entre o bem-estar e o envolvimento verdadeiro da equipe.


Além de proximidade entre todos os níveis, é possível utilizar de ferramentas de RH, para ouvir e entender sob a perspectiva do colaborador, pesquisando e avaliando através de indicadores.

A empresa também pode incentivar a comunicação entre colegas e todos os níveis, através de Brainstorming (usado para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos), canais de comunicação, encontros dinâmicos, job rotation (variação de atividades ou rotação de trabalho, que implica na experiência que o trabalhador pode ter ao alternar as atividades de seu dia a dia, com as atividades que pode aprender em outros setores ou cargos), como outras ideias, criando conexões entre níveis, propondo a troca de experiências e união de equipe.


Com pequenas ações participativas é possível contribuir para a criação de ambientes agregadores, saudáveis e impulsionar profissionais empreendedores, assim, eles se sentem donos do negócio e trazem, inclusive, melhores resultados.

Neste sentido todos saem ganhando. Quando somos incentivados, temos autonomia e liberdade de expressão, nossa produtividade aumenta, pois, temos um senso de responsabilidade pelo negócio.

Uma gestão inspiradora, que demonstra confiança na sua equipe, traz junto o poder de inovação na gestão de pessoas e, com certeza, mais resultados para o negócio.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page