top of page

O que é Mentoring?


O Mentoring é uma forma de aprendizado que está associado a iniciação de carreira, desenvolvimento profissional, pessoal e mudança; dentro da organização atuando na estrutura do cargo e função; ou individualmente e fora da empresa no direcionamento da carreira do profissional.


Comparando com o processo de Coaching, o Mentor precisa entender a realidade do Mentorado e deve ter conhecimentos específicos na área a ser desenvolvida. Já no Coaching o Coach não precisa entender da função do seu Coachee, mas precisa ter habilidade para conduzir o processo apoiado em perguntas relevantes e estimulantes que auxiliam no desenvolvimento do Coachee.

O Mentor funciona como uma espécie de Mestre, geralmente é alguém experiente e conhece muito bem a cultura da organização, estando disposto para colaborar para o avanço da carreira dos outros membros, no caso de um Mentor interno da empresa.

A Mentoria representa orientar e ensinar, trocando experiências sobre determinado assunto para abrir novas possibilidades e o Mentor é procurado para auxiliar em um treinamento ou no apoio geral, ensinando através do exemplo e disseminando o conhecimento. Trabalha com estímulo da motivação aconselhando, ajudando e treinando quem recebe, além de identificar os Gaps a serem desenvolvidos e buscar um plano de ação.


O perfil dos Mentorados é geralmente de profissionais que assumem um cargo novo e têm pouca experiência na área, são principalmente futuros líderes em cuja formação a empresa vê um potencial e gostaria de investir ou, até mesmo o próprio profissional vê a necessidade de se desenvolver para atuar de uma forma eficaz.

O Mentorado deve ter humildade e estar disposto para absorver o conhecimento e ouvir com inteligência, deixando de lado seus costumes e vícios para que a troca de experiência seja mais proveitosa. A relação deve ser sempre confidencial entre o Mentor e o Mentorado e quanto maior o engajamento de ambos mais produtivo será o processo.



Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page