top of page

Você acredita que tem as pessoas certas para assumirem as posições de Liderança?


Você acredita que tem as pessoas certas para assumirem as posições de Liderança quando os executivos mais experientes se aposentarem ou quando os colaboradores mudarem posição?


Este questionamento tem sido feito pelas empresas que investem em treinamento e desenvolvimento e procuram uma melhor posição no mercado em que atuam. A empresa pode contar com a Liderança para atingir o objetivo financeiro e conduzir a equipe, mas precisa estar atenta aos pontos de sucessão. A rotina e a demanda do cotidiano acabam mascarando o planejamento de sucessão e por isso é importante investir recursos na preparação de futuros líderes.


Os treinamentos podem ajudar na avaliação das competências, habilidades e atitudes. Além de colaborar para o autoconhecimento dos gestores em busca de uma liderança com inteligência emocional, um sistema contínuo de avaliação permitirá manter um fluxo no desenvolvimento da liderança e encontrar o profissional certo no momento em que ocorrer a necessidade da sucessão.

A empresa pode contar com o feedback 360 que é um tipo de avaliação em todos os níveis da empresa, neste modelo o gestor é avaliado e também os subordinados e colegas, em busca de obter perspectivas variadas sobre suas habilidades e competências. As avaliações de desempenho colaboram para mostrar como está a produtividade, qualidade e se o perfil está adequado, entre outros questionamentos.


O preparo da sucessão pode começar em pequenos treinamentos que esclareçam os pilares da liderança e não necessariamente precisa tem um cargo à disposição para dar o start neste processo. Os membros da equipe que ainda não atuam na supervisão podem se beneficiar testando suas próprias habilidades no dia a dia, participando de pequenas decisões. A cultura da empresa precisa estar voltada a disseminar o conhecimento e isso pode trazer ótimos resultados na gestão de pessoas e no clima organizacional, por consequência; nos resultados financeiros positivos.


Esse tipo de iniciativa demonstra que a empresa valoriza as pessoas e gera confiança no ambiente de trabalho, sendo que as pessoas gostam de se sentirem seguras e trazem mais resultados quando se sentem fazendo parte dos processos da organização.

Um programa intensivo de desenvolvimento de liderança e sucessão evidencia que a empresa está se preparando para um futuro em busca do sucesso e espera alavancar os recursos internos em busca de seus propósitos.


Pode parecer um pouco complexo e complicado destinar um tempo do dia, que é tão corrido, para o treinamento e desenvolvimento de sucessão. Mas será que a empresa já se questionou se quando surgir a necessidade, estará pronta? Tem o profissional certo para ocupar a posição de liderança?


Admissão e promoção feitas erradas podem custar caro para a empresa e o planejamento de sucessão minimiza o risco.

Faça uma avaliação se você tem a pessoa certa para assumir posição de liderança e, se não tiver talvez seja uma boa hora para começar o planejamento e preparar a sua empresa para o futuro.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page