Qualidade de Vida no Trabalho. A poderosa estratégia de melhoria do Clima Organizacional
Sempre priorizamos a qualidade dos produtos e serviços que disponibilizamos aos nossos clientes mas, ao longo do tempo depois de muito estudo, as empresas começaram a investir também na qualidade de vida do trabalhador.
Segundo Jack Welch, "A qualidade é a nossa melhor garantia de fidelidade dos clientes, a nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.“
Segundo Berlanger ( 1992 ), Define-se “ Melhorar as condições de trabalho do modo a proporcionar aos indivíduos melhores condições de vida e cargos mais satisfatórios para a própria pessoa com reflexos na produtividade”
Mas, na atualidade, o que é Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho?
Qualidade de Vida no Trabalho é o conjunto de ações de uma empresa que envolve a análise e implantação de melhorias através de inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho, refletindo na vida pessoal do trabalhador, melhorando o desempenho, produtividade e contribuindo para um melhor clima organizacional.
Veja a seguir a lista com alguns dos benefícios do PQVT:
Aumento da produtividade;
Empregados mais alertas e motivados;
Melhoria da imagem corporativa;
Melhoria das relações humanas e do clima organizacional;
Redução dos índices de doenças;
Melhoria da moral da força do trabalho;
Redução de fadiga e acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
Redução do passivo por doenças e acidentes;
Alavancar o processo de formação e de desenvolvimento humano, agregando as competências.
Disponibilidade para mudar!!!
É importante que a empresa faça uma análise inicial da qualidade de vida de seus funcionários. A disposição para a mudança no estilo de vida é vital neste projeto, sem a mudança de comportamento não há condições de fazer rodar o sistema de implantação do PQVT.
Algumas técnicas para estímulo da QVT:
1- Adotar políticas saudáveis na organização, junto a cultura organizacional;
2- Apoiar emocionalmente em situações complicadas e de conflito na vida pessoal ou profissional;
3- Apoiar a prática do esporte, boa alimentação e diversão;
4- Inserir campanhas de combate ao tabagismo e sedentarismo;
5- Disponibilizar alguns minutos de folga no dia para atividades de relaxamento;
6- Aplicar atividade laboral e cuidar da ergonomia de trabalho;
7- Iniciar parcerias com empresas de saúde para campanhas de vacinação de gripe e saúde bucal;
8- Incentivar ações de voluntariado;
9- Desenvolver habilidades pessoais, através da aplicação do desenvolvimento humano;
10- Adotar políticas de valorização profissional;
11- Programas de redução do estresse;
Vamos iniciar a Implantação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho?
•É interessante medir e conhecer as necessidades da equipe na fase de planejamento do processo do PQVT.
•A equipe deve ser multidisciplinar na busca dos dados para a pesquisa de clima, composta por Gestores, supervisores, membros da equipe, nomeados como multiplicadores.
•Procure saber, sobre cada setor, suas particularidades, nos aspectos como: políticas e benefícios, ergonomia e condições de trabalho, relacionamentos interpessoais, entre outros.