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Qualidade de Vida no Trabalho. A poderosa estratégia de melhoria do Clima Organizacional

Sempre priorizamos a qualidade dos produtos e serviços que disponibilizamos aos nossos clientes mas, ao longo do tempo depois de muito estudo, as empresas começaram a investir também na qualidade de vida do trabalhador.

Segundo Jack Welch, "A qualidade é a nossa melhor garantia de fidelidade dos clientes, a nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.“

Segundo Berlanger ( 1992 ), Define-se “ Melhorar as condições de trabalho do modo a proporcionar aos indivíduos melhores condições de vida e cargos mais satisfatórios para a própria pessoa com reflexos na produtividade”

Mas, na atualidade, o que é Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho?

Qualidade de Vida no Trabalho é o conjunto de ações de uma empresa que envolve a análise e implantação de melhorias através de inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho, refletindo na vida pessoal do trabalhador, melhorando o desempenho, produtividade e contribuindo para um melhor clima organizacional.

Veja a seguir a lista com alguns dos benefícios do PQVT:

  • Aumento da produtividade;

  • Empregados mais alertas e motivados;

  • Melhoria da imagem corporativa;

  • Melhoria das relações humanas e do clima organizacional;

  • Redução dos índices de doenças;

  • Melhoria da moral da força do trabalho;

  • Redução de fadiga e acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;

  • Redução do passivo por doenças e acidentes;

  • Alavancar o processo de formação e de desenvolvimento humano, agregando as competências.

Disponibilidade para mudar!!!

É importante que a empresa faça uma análise inicial da qualidade de vida de seus funcionários. A disposição para a mudança no estilo de vida é vital neste projeto, sem a mudança de comportamento não há condições de fazer rodar o sistema de implantação do PQVT.

Algumas técnicas para estímulo da QVT:

1- Adotar políticas saudáveis na organização, junto a cultura organizacional;

2- Apoiar emocionalmente em situações complicadas e de conflito na vida pessoal ou profissional;

3- Apoiar a prática do esporte, boa alimentação e diversão;

4- Inserir campanhas de combate ao tabagismo e sedentarismo;

5- Disponibilizar alguns minutos de folga no dia para atividades de relaxamento;

6- Aplicar atividade laboral e cuidar da ergonomia de trabalho;

7- Iniciar parcerias com empresas de saúde para campanhas de vacinação de gripe e saúde bucal;

8- Incentivar ações de voluntariado;

9- Desenvolver habilidades pessoais, através da aplicação do desenvolvimento humano;

10- Adotar políticas de valorização profissional;

11- Programas de redução do estresse;

Vamos iniciar a Implantação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho?

•É interessante medir e conhecer as necessidades da equipe na fase de planejamento do processo do PQVT.

•A equipe deve ser multidisciplinar na busca dos dados para a pesquisa de clima, composta por Gestores, supervisores, membros da equipe, nomeados como multiplicadores.

•Procure saber, sobre cada setor, suas particularidades, nos aspectos como: políticas e benefícios, ergonomia e condições de trabalho, relacionamentos interpessoais, entre outros.


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