© 2017 por Positiva Recursos Humanos

Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Qualidade de Vida no Trabalho. A poderosa estratégia de melhoria do Clima Organizacional

June 27, 2019

 

Sempre priorizamos a qualidade dos produtos e serviços que disponibilizamos aos nossos clientes mas, ao longo do tempo depois de muito estudo, as empresas começaram a investir também na qualidade de vida do trabalhador.

 

Segundo Jack Welch, "A qualidade é a nossa melhor garantia de fidelidade dos clientes, a nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.“

Segundo Berlanger ( 1992 ), Define-se “ Melhorar as condições de trabalho do modo a proporcionar aos indivíduos melhores condições de vida e cargos mais satisfatórios para a própria pessoa com reflexos na produtividade”

 

Mas, na atualidade, o que é Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho?

 

Qualidade de Vida no Trabalho é o conjunto de ações de uma empresa que envolve a análise e implantação de melhorias através de inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho, refletindo na vida pessoal do trabalhador, melhorando o desempenho, produtividade e contribuindo para um melhor clima organizacional.

 

Veja a seguir a lista com alguns dos benefícios do PQVT:

  • Aumento da produtividade.

  • Empregados mais alertas e motivados.

  • Melhoria da imagem corporativa.

  • Melhoria das relações humanas e do clima organizacional.

  • Redução dos índices de doenças

  • Melhoria da moral da força do trabalho

  • Redução de fadiga e acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

  • Redução do passivo por doenças e acidentes.

  • Alavancar o processo de formação e de desenvolvimento humano, agregando as competências.

  • Influenciar na diminuição da pressão no trabalho e do estresse individual e organizacional

Disponibilidade para mudar!!!

 

É importante que a empresa faça uma análise inicial da qualidade de vida de seus funcionários. A disposição para a mudança no estilo de vida é vital neste projeto, sem a mudança de comportamento não há condições de fazer rodar o sistema de implantação do PQVT.

 

Algumas técnicas para estímulo da QVT:

 

1- Adotar políticas saudáveis na organização, junto a cultura organizacional;

2- Apoiar emocionalmente em situações complicadas e de conflito na vida pessoal ou profissional;

3- Apoiar a prática do esporte, boa alimentação e diversão;

4- Inserir campanhas de combate ao tabagismo e sedentarismo;

5- Disponibilizar alguns minutos de folga no dia para atividades de relaxamento;

6- Aplicar atividade laboral e cuidar da ergonomia de trabalho;

7- Iniciar parcerias com empresas de saúde para campanhas de vacinação de gripe e saúde bucal;

8- Incentivar ações de voluntariado;

9- Desenvolver habilidades pessoais, através da aplicação do desenvolvimento humano;

10- Adotar políticas de valorização profissional;

11- Programas de redução do estresse;

 

Vamos iniciar a Implantação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho?

 

•É interessante medir e conhecer as necessidades da equipe na fase de planejamento do processo do PQVT.

•A equipe deve ser multidisciplinar na busca dos dados para a pesquisa de clima, composta por Gestores, supervisores, membros da equipe, nomeados como multiplicadores.

•Procure saber, sobre cada setor, suas particularidades, nos aspectos como: políticas e benefícios, ergonomia e condições de trabalho, relacionamentos interpessoais, entre outros.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon