© 2017 por Positiva Recursos Humanos

Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Recrutamento e seleção. A busca pelos talentos e como recrutar a equipe de forma eficaz

August 9, 2019

O que é recrutamento e seleção?

 

É um departamento da empresa que capta os indivíduos com competências mais adequadas para exercer determinada função na organização, partindo do conhecimento científico até o desenvolvimento de atividades técnicas, como dinâmicas de grupo, entrevistas psicológicas coletivas e individuais. Tal material possibilita o mapeamento e a comparação de competências exigidas pela organização.

Antecedem ao recrutamento e a seleção de pessoal a coleta de dados sobre a cultura organizacional, a estrutura organizacional, a missão, a visão, os objetivos e os valores da organização; sem esquecer da análise do mercado de trabalho, que direcionarão as políticas e práticas de recrutamento e seleção de pessoal.

  • No passado, contratava-se um profissional de qualquer área observando sua experiência profissional sob o aspecto técnico para ocupar o cargo em aberto. As áreas de Recursos Humanos mudaram muito esse paradigma, por entenderem modernamente que, mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa precisa de colaboradores com atitudes e comportamentos adequados à cultura, à missão, à visão e aos objetivos do empreendimento.

Na seleção de pessoal, a cultura determinará os critérios usados para selecionar a pessoa adequada ao cargo e à empresa; quem estabelece os critérios de quem serve ou não para a organização, os sistemas de recompensa e etc.  Conhecer a missão, visão, os objetivos organizacionais e os valores da empresa é essencial para se levantar as competências organizacionais, que devem estar atreladas às competências dos ocupantes dos cargos que preenchem ou preencherão a organização.

 

Planejamento de pessoal: Por falta de planejamento as escolhas podem ser precipitadas e inadequadas. Encontrar as pessoas que possam preencher as vagas disponíveis na organização pode levar mais tempo que o imaginado. O não planejamento pode acarretar problemas sérios para todos os níveis gerenciais.

 

O planejamento de pessoal tem como objetivo fazer uma previsão de vagas futuras que serão abertas, permitindo ações da empresa antes da necessidade, evitando gastos de dinheiro e tempo para a empresa e o candidato. A previsão auxilia na busca de profissionais adequados às exigências da empresa e do cargo em aberto.

 

Descrição dos cargos: O levantamento do perfil do cargo refere-se ao levantamento de dados necessários sobre o cargo e a pessoa que deverá ocupá-lo. O foco central é o cargo.

 

• Descreve as principais atividades e responsabilidades, requisitos e vantagens do cargo: formação, experiência, salário, benefícios, oportunidades de crescimento, perfil esperado e outras. O selecionador deve observar que nem sempre o cargo que o candidato exerceu em outra empresa tem as mesmas atribuições da vaga que tem em aberto.

Alinhar competências: O objetivo é alinhar as competências individuais às metas organizacionais, que estão atreladas à missão, à visão, aos objetivos e aos valores da empresa.

 

No Brasil a abordagem mais difundida é conhecida como CHA, refere-se aos Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, que são essenciais para o preenchimento do cargo.

 

COMPETÊNCIAS: O domínio intelectual da área de atuação, do conhecimento, da informação. Escolaridade, especialização e cursos.

 

HABILIDADES: Capacidade de saber fazer, da aplicação, da técnica.

 

ATITUDES: Capacidade de agir, de comportar-se, de tomar decisões adequadas ao cargo.

 

Consequências de um RECRUTAMENTO SEM PLANEJAMENTO:

  • Perda de dinheiro e tempo em treinamento focado na pessoa errada, além de uma série de prejuízos.

  • Desperdício do tempo dos Supervisores orientando o recém-contratado.

  • O processo da tarefa sofrerá de falta de fluidez, visto que o novo colaborador não tem o perfil necessário ao correto desempenho. Isso gerará na equipe de trabalho como um todo, baixa produtividade.

  • Possíveis problemas no atendimento ao cliente externo.

Portanto, é interessante iniciar o processo de Recrutamento & seleção de forma planejada e estruturada, compondo às necessidades ao perfil do cargo e da empresa. Quando mais planejado for o processo menor é a chance de erros em uma contratação. Dedicar um tempo no dia para analisar estrategicamente pode contribuir com os melhores resultados em Gestão de Pessoas, dando o start já na seleção da equipe.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon