top of page

Recrutamento e seleção. A busca pelos talentos e como recrutar a equipe de forma eficaz


O que é recrutamento e seleção?


É um departamento da empresa que capta os indivíduos com competências mais adequadas para exercer determinada função na organização, partindo do conhecimento científico até o desenvolvimento de atividades técnicas, como dinâmicas de grupo, entrevistas psicológicas coletivas e individuais. Tal material possibilita o mapeamento e a comparação de competências exigidas pela organização.

Antecedem ao recrutamento e a seleção de pessoal a coleta de dados sobre a cultura organizacional, a estrutura organizacional, a missão, a visão, os objetivos e os valores da organização; sem esquecer da análise do mercado de trabalho, que direcionarão as políticas e práticas de recrutamento e seleção de pessoal.

  • No passado, contratava-se um profissional de qualquer área observando sua experiência profissional sob o aspecto técnico para ocupar o cargo em aberto. As áreas de Recursos Humanos mudaram muito esse paradigma, por entenderem modernamente que, mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa precisa de colaboradores com atitudes e comportamentos adequados à cultura, à missão, à visão e aos objetivos do empreendimento.

Na seleção de pessoal, a cultura determinará os critérios usados para selecionar a pessoa adequada ao cargo e à empresa; quem estabelece os critérios de quem serve ou não para a organização, os sistemas de recompensa e etc. Conhecer a missão, visão, os objetivos organizacionais e os valores da empresa é essencial para se levantar as competências organizacionais, que devem estar atreladas às competências dos ocupantes dos cargos que preenchem ou preencherão a organização.


Planejamento de pessoal: Por falta de planejamento as escolhas podem ser precipitadas e inadequadas. Encontrar as pessoas que possam preencher as vagas disponíveis na organização pode levar mais tempo que o imaginado. O não planejamento pode acarretar problemas sérios para todos os níveis gerenciais.


O planejamento de pessoal tem como objetivo fazer uma previsão de vagas futuras que serão abertas, permitindo ações da empresa antes da necessidade, evitando gastos de dinheiro e tempo para a empresa e o candidato. A previsão auxilia na busca de profissionais adequados às exigências da empresa e do cargo em aberto.


Descrição dos cargos: O levantamento do perfil do cargo refere-se ao levantamento de dados necessários sobre o cargo e a pessoa que deverá ocupá-lo. O foco central é o cargo.


• Descreve as principais atividades e responsabilidades, requisitos e vantagens do cargo: formação, experiência, salário, benefícios, oportunidades de crescimento, perfil esperado e outras. O selecionador deve observar que nem sempre o cargo que o candidato exerceu em outra empresa tem as mesmas atribuições da vaga que tem em aberto.

Alinhar competências: O objetivo é alinhar as competências individuais às metas organizacionais, que estão atreladas à missão, à visão, aos objetivos e aos valores da empresa.


No Brasil a abordagem mais difundida é conhecida como CHA, refere-se aos Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, que são essenciais para o preenchimento do cargo.


COMPETÊNCIAS: O domínio intelectual da área de atuação, do conhecimento, da informação. Escolaridade, especialização e cursos.


HABILIDADES: Capacidade de saber fazer, da aplicação, da técnica.


ATITUDES: Capacidade de agir, de comportar-se, de tomar decisões adequadas ao cargo.


Consequências de um RECRUTAMENTO SEM PLANEJAMENTO:

  • Perda de dinheiro e tempo em treinamento focado na pessoa errada, além de uma série de prejuízos.

  • Desperdício do tempo dos Supervisores orientando o recém-contratado.

  • O processo da tarefa sofrerá de falta de fluidez, visto que o novo colaborador não tem o perfil necessário ao correto desempenho. Isso gerará na equipe de trabalho como um todo, baixa produtividade.

  • Possíveis problemas no atendimento ao cliente externo.

Portanto, é interessante iniciar o processo de Recrutamento & seleção de forma planejada e estruturada, compondo às necessidades ao perfil do cargo e da empresa. Quando mais planejado for o processo menor é a chance de erros em uma contratação. Dedicar um tempo no dia para analisar estrategicamente pode contribuir com os melhores resultados em Gestão de Pessoas, dando o start já na seleção da equipe.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page