O Talento Protagonista. A hora de encantar sua futura equipe
Até a pouco tempo atrás, as empresas tinham o costume de deixar uma caixa postal para que os interessados enviassem seus currículos. Ou então, utilizava-se muito a portaria da empresa para receber currículos impressos.
Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, os envios dos currículos passaram a ser por e-mail, e ainda os são. Atualmente, utiliza-se sites e plataformas, alguns deles tecnológicos com uso da inteligência artificial.
Até que chegamos ao termo Employer Branding, a Marca Empregadora.
Marca empregadora é um marketing institucional com o objetivo de despertar a vontade das pessoas em trabalhar na empresa, sendo uma importante ferramenta de captação de talentos, ajudando inclusive o setor de recrutamento e seleção a ter mais opções na hora de recrutar os melhores profissionais.
Porém, uma nova estratégia está tomando conta das organizações:
o inbound recruiting.
O termo foi emprestado do Marketing, inbound marketing, onde tem intuito de criar diferentes tipos de conteúdo para uma marca, que podem ser artigos, vídeos, podcats, e-books, para atrair clientes e construir relacionamento com quem pode se tornar um consumidor futuro.
Foi criado com a ideia de aproximar potenciais talentos às organizações, mesmo antes de iniciar processos seletivos. O objetivo do Inbound Recruiting é atrair profissionais através do encantamento pela conexão de propósitos, valores e cultura.
O profissional se identifica com os valores comunicados pela empresa e passa a admirar a marca, surgindo a vontade nele de fazer parte da equipe e transformar sua história profissional. Com isso, a chance dele se candidatar a uma vaga é bem maior e cria-se um banco de talentos em potencial.
A Estratégia é transformar a equipe atual em protagonista, pois é ela quem conhece muito bem a companhia, dando voz aos profissionais que nela já atuam. Podem, por exemplo, gravar depoimentos contando a sua trajetória de carreira.
O marketing pode também trabalhar em campanhas com Vídeos Institucionais contando um pouco da missão do negócio.
Neste sentido, alinham-se as áreas de Recursos Humanos e Marketing, através do uso das mídias sociais.
No inbound recruiting, é a trajetória do profissional a estratégia.
A mensagem enviada pela organização através da Cultura e dos Valores gera propaganda e conexão com os potenciais talentos que se identifiquem com ela.
É importante que todos estejam alinhados ao projeto, em todos os níveis.
Para dar certo, precisa ser legítimo transmitindo verdade e o trabalho de impulsionamento da marca empregadora constante.
A proposta pode ser um sucesso se a empresa cuidar da gestão de todos os canais que possibilitem o seu intercâmbio com ele, fortalecendo a sua reputação e, consequentemente, ampliar a atração e a retenção de profissionais.
Como ponto estratégico deve-se mensurar o andamento do marketing de recrutamento, através de indicadores que devem ser acompanhados constantemente, (taxa de contratação, índice de redução de turnover, pesquisas de clima, análise de aumento de produtividade, impacto nas vendas, otimização de custos etc).
Tudo gira em torno da linguagem enviada e do propósito externalizado de forma genuína e integral.