5 Alternativas para Liderar equipes na incerteza


Um estudo da Harvard Business Review, dos Estados Unidos, mostrou que 70% dos funcionários se sentem mais engajados quando há comunicação da liderança em que a estratégia organizacional é comunicada constantemente. Existe a necessidade de divulgar, de forma evidente, para onde a companhia está caminhando.

Mas como conduzir os negócios sendo a liderança em momentos de incerteza?

Ser o Líder em momentos de instabilidade exige coragem para expor vulnerabilidades e muita resiliência para conseguir envolver todos nos processos. Por isso, é necessário romper barreiras administrativas e incluir a comunicação diária, descentralizando as decisões envolvendo toda a equipe. Momentos de incertezas exigem da Liderança uma comunicação forte e facilidade em gerenciamento de conflitos pela comunicação eficaz. Através da escuta ativa na resolução de problemas e tomada de decisão.

As empresas que ainda não adotaram a política do feedback estão perdendo parte do processo.

E o como conduzir os negócios sem ter ideia de como será o futuro das organizações?

1. USE A CURIOSIDADE.

Seja criativo! Questione as pessoas se voltarão aos velhos hábitos. Converse com os fornecedores sobre novos processos de compra e logística. Será que seus clientes comprarão da forma antiga? Como a incerteza pode afetar os negócios de forma geral?

2. AS PESSOAS SÃO IMPORTANTES.

Cuide das pessoas! O Líder deve ajudar a equipe de forma honesta e transparente. Pergunte-se em como pode ajudar as pessoas mesmo que trabalhando distantes, neste momento de Home-office. Garanta que a liderança esteja trabalhando em conjunto através da comunicação eficaz. Aproxime-se da equipe e trate de saber se todos estão saudáveis física e mentalmente.

3. CRIE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES.

Ajude a encontrar soluções em momentos de crise e crie relacionamento. Surpreenda seus clientes entregando um algo a mais, procurando saber suas necessidades primordiais. Aproxime-se do seu cliente estreitando laços mesmo que em momentos de estresse.

4. AJUSTE AS FINANÇAS.

Faça planejamento! Desenhe cenários ruins, trabalhando em possibilidades negativas. Busque informações, se necessário, reveja novas contratações, aumentos salariais, investimentos.

5. PENSE DE FORMA TECNOLÓGICA.

Seus consumidores estão migrando para o digital, pessoas estão trabalhando remotamente. Questione-se qual é o nível de tecnologia do seu negócio, se sua companhia está caminhando junto à revolução tecnológica. Atualize-se na segurança digital, na administração e gestão de pessoas remota através do uso de aplicativos e informatização geral. Compartilhe o conhecimento e pense digitalmente.

Vamos conversar mais sobre o assunto?

Estou aqui para te ajudar!

Bruna Cunha

Gestão de Pessoas.

Positiva RH

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