top of page

Seja parceiro do RH - Otimizando processos a favor da sua equipe


Em destaque com o processo evolutivo das organizações, está sem dúvida alguma, o investimento em capital humano, pois ele é um divisor de águas no processo de crescimento das empresas que querem se destacar no mercado.


O mundo corporativo já compreendeu que o capital humano é uma das bases de sustentação para o crescimento da empresa e uma estrutura de Recursos Humanos é de suma importância nesta fase em busca de sucesso.


Algumas são as vertentes do departamento de RH:


Monitoramento do clima organizacional, desenvolvimento humano, qualidade de vida do trabalhador, capacitação de gestores e desenvolvimento de líderes, recrutamento e seleção, treinamentos, entre outras estratégias.


Neste contexto, o RH é parceiro em ações que colaborem para o diferencial competitivo das organizações em busca da otimização dos processos.



Vamos conversar sobre o sistema de Recrutamento e Seleção?


Recrutar é um talento sendo importante que se tenha bastante cuidado ao iniciar o sistema, pois um processo de recrutamento mal feito pode ocasionar perdas significativas e custos bem altos. Portanto, para ter sucesso no recrutamento, é preciso entender as tendências do mercado de trabalho, conhecer o perfil do profissional para preencher a vaga e investir na imagem da empresa.


Para que se tenha um processo de recrutamento efetivo, podemos seguir algumas etapas:


DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS:


É preciso definir detalhadamente o perfil ideal para a vaga em questão, através da análise das competências técnicas e comportamentais: Qual é o perfil de colaborador que sua empresa procura, quais são os requisitos da vaga, quais são as experiências e vivências anteriores, grau de instrução, o nível de capacidade de comunicação e engajamento do profissional.


DINÂMICAS DE GRUPO, TESTES ESPECÍFICOS E MAPEAMENTO DE PERFIL


De acordo com a vaga em questão, é possível avaliar o candidato também através de dinâmicas de grupo, aplicação de testes de habilidade e avaliação com psicóloga que faz mapeamento comportamental de acordo com o perfil exigido pela vaga.


Para que o recrutamento e seleção seja mais efetivo é importante que o recrutador tenha estudado a descrição da vaga e durante as entrevistas com os candidatos consiga extrair todas as informações necessárias, além de, anteriormente ter se certificado com o responsável pela vaga de todos os requisitos para que não tenha dúvidas durante o processo.


Um processo de recrutamento e seleção bem feito traz muitos benefícios para a organização. Uma equipe bem planejada, já no início de uma contratação, auxilia a empresa a buscar projetos como desenvolvimento humano e treinamentos específicos, além de criar um clima organizacional agradável.



Quais são os custos de uma contratação?


Além de tempo e dedicação dos envolvidos, são custos operacionais que podemos citar desde o anúncio das vagas até custos com impressões, ligações telefônicas, aluguéis de salas, entre outros custos agregados.


Consultorias especializadas são parceiras neste processo, de modo que a empresa os utiliza e conta com elas para trabalhar engajada na sua vaga.

Além de ser possível aproveitar o processo para implantar técnicas de desenvolvimento humano a favor da sua empresa, agregando valor ao seu colaborador e a organização.


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page