top of page

O que é Microlearning. O Novo jeito de ensinar!


Microlearning é pequeno só no nome. É o que chamamos de Microaprendizado ou educação em partes.

A proposta consiste em sintetizar e fragmentar os assuntos para que possam ser consumidos e assimilados de forma rápida, porém permanente.

Surgiu da ideia de que o funcionário pode estudar em qualquer lugar, inclusive no caminho do trabalho, no ônibus, por exemplo.

É a forma de disseminação do conhecimento mais modular, em multiformatos, que podem ser desde vídeos-aulas, slides-aulas, podcats, posts educacionais, e-books, pdfs, e-mail-docs.

Uma Pesquisa publicada em 2018 no International Journal of Educational Research Rewiew comparou resultados de aprendizagem de dois grupos de alunos. Sabe qual foi a conclusão?

Segundo a pesquisa, o conhecimento adquirido de maneira compartimentada tende a permanecer na memória por períodos mais longos, demonstrando que o conhecimento pode ser melhor assimilado se for dividido em partes menores. São microconteúdos que separam o conhecimento em módulos, tornando mais tecnológico à medida que o aluno pode pular conteúdo, avançar, rever, revisar, dar pausa, prosseguir; da maneira que achar melhor.

Outra vantagem, estão os ganhos em escala para a companhia e a facilidade de acesso para os funcionários, mesmo porque os treinamentos presenciais impõe limites físicos. Nem sempre todos podem estar juntos na mesma hora e dia. Facilita também para padronizar o conhecimento para aquelas empresas longe geograficamente.

A área de recursos humanos, junto a gerência, deve questionar quais são os propósitos dos treinamentos: Soft Skills ou Hard Skills.

Desenvolvimento de Liderança? Cultura Organizacional? Integração de nova equipe?

Sabemos que é importante não esquecer do lado humano do negócio, por isso é possível mesclar momentos em atividades presenciais, com Instrutor bem treinado e experiente.

O modelo Microlearnig tem um conteúdo de qualidade fragmentado e enxuto, muito eficaz na aprendizagem. Os textos são mais leves e diretos, vídeos e podcasts mais curtos e focados.

Grandes planilhas e dados somente se for indispensável. Sempre com uma apresentação mais amigável possível.

Quer conhecer nosso espaço Microlearnig?

Mande sua pergunta no site: https://www.positivarh.com.br/contato

Ou pelo contato no WB: 51. 99 247-7791

Faça parte do nosso Grupo Vip de Alunos no Telegram: https://t.me/positiva_rh

Esperamos você!

Grande abraço e até mais!

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page