top of page

Por que é importante treinar e desenvolver sua equipe?


As organizações que estão se adequando às mudanças na área de recursos humanos e adaptando a sua realidade, viram que é necessário manter um plano de treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, já que este é o caminho mais assertivo, curto e seguro para que a organização atinja seus objetivos.


Já vimos que o comportamento das pessoas influencia no andamento da empresa e que é imprescindível manter os colaboradores bem preparados e motivados para desempenhar suas tarefas de forma mais satisfatória.


Baseado nisso, o treinamento e desenvolvimento deve ser planejado de acordo com as necessidades estratégicas da empresa.

É necessário fazer levantamentos e avaliações das verdadeiras carências da organização e dos funcionários, para que o trabalho de treinamento e desenvolvimento seja mais assertivo. É importante também que o trabalho de desenvolvimento ofereça oportunidade das pessoas aprenderem e enriqueçam seus conhecimentos, transformando em habilidades potenciais. Se desenvolvam nos hábitos e atitudes, em busca de melhoria continua.



"Pessoas não fazem parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionarem-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral (...)" (DAVEL E VERGARA, 2001, p31).

A maior vantagem competitiva que a empresa tem, bem como, seu recurso mais valioso é sua equipe. É notável que a linha de pensamento, no que tange a evolução das empresas, foi alterada de acordo com a evolução histórica da gestão de pessoas, no qual passou por vários modelos desde as transformações ocorridas na pré e pós-revolução industrial. Na atualidade, do profissional é exigido aperfeiçoamento, inovação, criatividade e, produtividade; alinhados às suas habilidades e competências, garantindo vantagem competitiva a organização, através de seus talentos.


O acompanhamento de todo o processo de treinamento e desenvolvimento deve se constante, através de conversas e ferramentas estratégicas parceiras, sempre pensando na melhoria contínua do colaborador e no seu desenvolvimento.


O alinhamento do desenvolvimento da equipe junto aos propósitos da empresa tem o poder de melhorar os resultados e a satisfação de todos os envolvidos.


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page