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E quando tudo passar?


Fica difícil promover o engajamento da equipe e cobrar produtividade neste momento em que todos estão apenas tentando sobreviver, não é?

O papel da empresa não é somente cuidar da higienização do local de trabalho, com as medidas de segurança de praxe do momento. É a hora de por em prática a escuta ativa da equipe, é dever enfrentar a instabilidade com pulso firme protegendo a vida das pessoas e cuidando das necessidades básicas do pessoal.

A liderança precisa transmitir resiliência para a equipe e deixar claro para onde a companhia está caminhando, mesmo que no momento, não tenha certeza de todas as respostas. Precisamos, como lideranças, procurar saídas criativas e buscar o autoconhecimento para conseguir atuar na linha de frente aprendendo a lidar com a confusão do momento.

Atitudes como essa exigem coragem para expor fraquezas e muita ousadia para resolver todos os problemas que estão entrelaçados.

Por isso, cabe a área de Gestão de Pessoas, junto aos líderes, promover ações que melhorem o clima organizacional e tornem esse momento, que é tão delicado, em algo mais acolhedor. É hora de transpôr barreiras, deixar o ambiente flexível e aberto ao diálogo em todos os níveis, permitindo que as pessoas sintam-se a vontade para conversar e expôr suas dificuldades, seus medos e suas vulnerabilidades.

Estamos todos vivendo momentos de incertezas em que o nível de confiança caiu drasticamente.

Mas como conduzir um negócio em meio a tantas dúvidas e medo?

Quando tudo passar, 76% das empresas, pensam em alterar as medidas de segurança do local de trabalho, usando máscara e oferecendo testes de COVID-19 aos trabalhadores. 65% pensam em reconfigurar os escritórios para promover maior distanciamento entre as pessoas. 52% repensam nos turnos de trabalho a fim de evitar a exposição. 49% pretendem ampliar o home office. *fonte: Covid-19 CFO Pulse Survey, da PWC.

Informação e acolhimento, com escuta e diálogo, são ferramentas que andam juntas nesta ação. A comunicação, precisa mais do que nunca tornar-se parte das rotinas atentando-se às necessidades de todos. É preciso transmitir positividade a fim de agregar valores e motivar as pessoas.

Qualquer empresa pode implantar um programa de qualidade de vida no trabalho. Não precisa grande investimento $$:

🗣Comece sendo ouvinte e forneça Feedback semanal.

🗣Aproxime-se da equipe, mesmo que on-line. Conversas informais, momentos descontraídos e sem cobranças.

🗣Adote horários mais flexíveis, principalmente em homeoffice. É possível propor trabalho por demanda entregue, por exemplo.

🗣O Líder pode determinar um horário do dia para conversa privativa com cada um da equipe, para tirar dúvidas e sugestões.

🗣 Estique um pouco mais o horário de almoço, ou faça pequenos intervalos durante a tarde. Isso relaxa e pode dar um gás a mais no dia e na produtividade.

🗣 Faça a sexta-feira informal. Dispense uniforme.

🗣 Termine o expediente mais cedo na sexta feira. É possível compensar em pequenos minutos durante a semana.

🗣 Agora, se a empresa pode investir um pouco mais, proponha atendimento personalizado com Nutricionista, de forma on-line, cuidando assim da saúde e bem-estar da equipe.

🗣 Pode fazer o mesmo com atendimento Psicológico.

🗣 Fisioterapeuta com atividades laborais on-line.

🗣 Pode incentivar o desenvolvimento humano Com treinamentos on-line.

🗣 Ajuda financeira para funcionários com filhos em creche.

🗣 Cartão Farmácia.

🗣 Cesta básica para assiduidade.

🗣 Plano de saúde.

🗣 Também pode enviar, eventualmente, uma surpresa de agradecimento. Como uma cesta de café Da manhã.

Deve-se estimular o olhar coletivo deixando de lado o individualismo. Cuidando das pessoas, fisicamente e mentalmente.

A Liderança precisa garantir que está envolvida com honestidade, empatia, e sempre buscar o autoconhecimento. Neste momento de instabilidade é importante estabelecer algumas prioridades, em primeiro lugar, cuidando das pessoas.

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